Programa MAGIS Brasil reúne jovens do norte do país para último encontro regional do ano

Atualizado: 11 de Ago de 2019


Realizado em Santarém, interior do estado do Pará, entre os dias 15 a 18 de novembro, mais de 60 jovens se reuniram para o Encontro MAGIS Amazônia, proporcionado pelo Programa MAGIS Brasil. A ocasião contou com a presença da juventude articulada pelo Programa dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará; e também com jesuítas, colaboradores e parceiros ligados ao MAGIS Brasil nestas regiões.

Buscando a melhor articulação em rede e com a espiritualidade inaciana, e seguindo o itinerário de encontros que reúnem os jovens de regiões onde o Programa se faz presente, a oportunidade proporcionou aos participantes a reflexão e prática da campanha de 2018 “Ser Mais Consciente”.


Ir. Davidson Braga, SJ, Coordenador do Eixo Socioambiental do Programa MAGIS Brasil, partilhou que “foi um momento muito importante, pois situa-se num momento transicional. O Fórum MAGIS Amazônia ocorrido em 2016 (Belém/PA) lançou bases para uma maior articulação do Programa aqui na região norte do país. Vários encaminhamentos foram propostos naquela ocasião e, nestes dias de encontro em Santarém, pudemos olhar para eles com gratidão. Vimos que nem tudo foi alcançado plenamente, mas reconhecemos que passos importantes foram dados. Sinal de esperança foi perceber que a maioria dos presentes aqui eram jovens que se aproximaram do MAGIS recentemente. Isso revela que nossa proposta continua crescendo. Contar com representações das paróquias acompanhadas pelos jesuítas em Assis Brasil/AC e Porto Velho/RO também foi outro sinal de integração que todos reconheceram como avanço. Por fim, encontrar com o rosto de tantos jovens fez com que eu me sentisse definitivamente acolhido como articulador da Rede Inaciana de Juventude na Amazônia”.




O tema trabalhado este ano pelo Programa visa ajudar os/as jovens a descobrir o mundo onde vivem e seu lugar nele; inspirar à vivência de uma fé madura e um engajamento social crítico; ampliar a sua capacidade discernir sobre a realidade e compreender as implicações da vivência diária do projeto do Reino.


O encontro também contou com a fala de Dom Flávio Giovenale, Bispo da Diocese de Santarém, que conversou com os participantes sobre o Sínodo dos Jovens de 2018 e também sobre o Sínodo Extraordinário da Amazônia de 2019. “Precisamos criar uma mentalidade sinodal. Com a Igreja, com o MGIS, com todos. Vocês são privilegiados, responderam um Sínodo para a Juventude e agora responderão um sobre a Amazônia, não percam essa oportunidade”, afirmou Dom Flávio.


Após os Encontros do Sudeste (maio, em Belo Horizonte/MG), Nordeste (setembro, em Salvador/BA) e Sul (outubro, em Florianópolis/SC), o Encontro MAGIS Amazônia encerrou a agenda de atividades regionais deste ano com a reflexão da campanha “Ser Mais Consciente”




0 visualização