Ampliada MAGIS Amazônia - 2022


Desde a Exortação “Querida Amazônia”, o Papa Francisco nos propõe sonhos que devemos juntos trabalhar para que um dia possamos ter uma Amazônia de comunidades fraternas sob um novo horizonte. Dessa forma, a Ampliada MAGIS Amazônia reverbera por meio destas raízes, onde jovens partilham de seus sonhos sobre esta terra, procurando em unidade, fazer destes uma realidade principalmente entre as juventudes.


Colaboradores do Centro e Espaços MAGIS na Amazônia se reuniram para realizar a Ampliada MAGIS Amazônia 2022. (Belém - Pará)

Neste ano, a Ampliada MAGIS Amazônia ocorreu em Icoaraci, distrito de Belém/Pará, entre os dias 05 a 09 de Janeiro. Ali houve um puxirum de trocas, partilhas e sorrisos que fortalecem a caminhada daqueles que se doam ao Programa MAGIS em terras amazônicas. O encontro contou com a presença dos jovens que colaboram com o Centro MAGIS Amazônia e os Espaços MAGIS Manaus e Santarém. Foi conduzido pelo diretor do MAGIS Amazônia, Ir. Davidson Braga, SJ, e pela Rachel Omoto, colaboradora do Centro MAGIS Anchietanum, que despertou diversos sentimentos, abrindo o conhecimento e a criatividade para nossas atividades.


Para Rachel, colaborar com a Ampliada

"foi uma experiência enriquecedora para mim. Vim com muita generosidade para partilhar um pouco da experiência acumulada ao longo dos anos no trabalho com jovens em obras da Companhia de Jesus e espaços educativos diversos. Mas o partilhar foi, na verdade, um compartilhar. Aprendi muito sobre a realidade dos jovens da Amazônia, sobre seus desafios, sonhos e desejos. Muito generosamente eles me abriram o coração e me ofertaram seus saberes, criatividade e amor imenso pela região que habitam. Nutriram-me muito a disposição e o ânimo que demonstraram em cada momento, comprometidos com o desejo de mais amar e servir. Uma das coisas que mais marcaram foi sentir uma integração muito profunda entre os jovens, de modo que era difícil distinguir quem era de Belém, de Santarém ou de Manaus."

Rachel também partilhou que sentiu uma comunhão entre as juventudes presentes que mostraram uma sensibilidade para a unidade e a prudência de agir em comunidade, o que a encheu de esperança. E afirma que guarda com muito carinho, em seu coração, cada momento vivido, bem como os instantes de espiritualidade e as demais experiências que o encontro lhe proporcionou, pois sentiu a entrega, a presença e a vida dos jovens em cada trabalho. "Deus se manifestava em cada gesto, olhar e palavra". Conclui seu relato afirmando que, apesar dos diversos desafios que os jovens enfrentam na era atual, "presenciar tanta coragem, criatividade e amor foi ver Cristo encarnado e presente em comunidade. Em meu peito agora ressoa: Ser Mais Amazônia! Amazonizar!"


Já a Maria Clara Corrêa, do Espaço MAGIS Santarém, relata que a Ampliada auxiliou para fortalecer a fraternidade e que esses momentos ajudaram a despertar o sentimento de proximidade. As experiências provocaram a sair do comodismo e entender melhor os anseios dos outros, enfatiza que se integrou ao sentimento do cuidado, "cuidar de quem marcha ao meu lado, e aceitar que as pessoas estão sujeitas a falhas, mas sempre tentando agregar as experiências para melhor entender a vida em comunidade...os dias de encontro foram enriquecedores e um alimento para minha vida em Cristo.". Ela conta que suas experiências com Cristo, através do encontro com o outro, também lhe dão esperança que, por sua vez, lhe dá forças para seguir sua ação com as juventudes. "Tenho esperança de continuar os trabalhos para ousar a melhorar as realidades juvenis que carecem de atenção.".


A experiência da Ampliada MAGIS Amazônia 2022 trouxe a todos que estavam presentes coragem, fé, união e criatividade para a juventude do Centro e Espaços MAGIS da Amazônia. Ir além dos rios, imergir na profundeza da floresta, superar os desafios da urbanidade a partir de um agir com o Cristo, que se encarna no meio de toda a criação e no rosto de cada jovem.






Alessy Padilha

Colaborador do Espaço MAGIS Manaus


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo